O livro de Steve Covey “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” é um dos maiores fenômenos editoriais no mundo dos negócios e considerado nessa área o livro mais influente do século XX pela revista Forbes. Lançado há 15 anos, o livro já foi traduzido para 38 idiomas e já foram comercializados 15 milhões de exemplares em todo o mundo. Ademais, a obra, que ocupou as listas de mais vendidos durante oito anos consecutivos, nunca foi tão pertinente como agora no atual cenário global com a pandemia do novo coronavírus. Portanto, ser funcional, ser eficaz, mesmo em meio à tormenta, nunca foi tão necessário.
Hábitos das pessoas altamente eficazes para enfrentar a pandemia
Neste artigo, vamos um pouco além, elencando os 10 hábitos das pessoas muito eficazes e com capacidade para resistir, lutar e se reinventar em um ambiente tão árido como o que temos vivido nos últimos tempos.
Então, vamos abordar estes hábitos e o poder de tornar as pessoas muito mais eficazes ainda para enfrentar uma das maiores crises de todos os tempos que a humanidade já viveu.
Resumos dos hábitos eficazes das pessoas altamente eficazes
Os 7 hábitos estão em harmonia com essa lei natural. Dessa forma, ele não são um conjunto desconexo de fórmulas milagrosas destinadas a estimular as pessoas.
Os 3 primeiros hábitos falam do seu autodomínio. Ou seja, são os que dependem exclusivamente de você, não envolvendo outras pessoas. Eles buscam aprimorar a personalidade para obter a sua independência.
Os 3 hábitos seguintes tratam das relações com os outros. Ou seja, trabalho em equipe, cooperação e comunicação. Estão orientados a conseguir a interdependência.
O 7º hábito só diz respeito de você mesmo. Por fim, esse último hábito trata da sua renovação contínua que o levará a compreender e alcançar o sucesso desejado. Então, “bora” refletir sobre esses hábitos que certamente irão te fortalecer para enfrentar tantos desafios.
Porém como estamos falando de os 10 hábitos das pessoas altamente eficazes você irá ler ainda no 8º, no 9º e no 10º item sobre o poder da ousadia, de uma boa administração do tempo e o de sempre manter o otimismo.
O primeiro hábito eficaz é pura ação
1. Seja Proativo – nesta situação, significa literalmente “tire os glúteos da cadeira, do sofá ou da cama”. Sim, é bem isso. Faça o que for preciso para resgatar suas forças, ser criativo para buscar soluções. Por mais crítica que seja a sua situação, você sempre poderá identificar uma razão, uma atitude e um caminho possível pelo qual valha a pena viver.
Procure aprender novas habilidades e “se jogue”. Aprenda a viver com menos de uma vez por todas. Você precisa se sustentar e ainda sustentar sua família. Então, não fique murmurando e aja. Não se sinta diminuído, empobrecido, injustiçado; mantenha-se cheio de energia para lutar e se readequar. Não tema: se está desempregado e não encontra mais emprego na área em que se formou e tem um vasto currículo. Assim sendo, aceite trabalho e na padaria que antes você tomava um lauto café da manhã, aprenda a cozinhar e venda comida, sanduíches, doces etc.. Procure aprender novas habilidades e “se jogue”. Além disso, aprenda a viver com menos de uma vez por todas. Você precisa se sustentar e ainda sustentar sua família. Por isso, não fique murmurando e aja. Não se sinta diminuído, empobrecido, injustiçado; mantenha-se cheio de energia para lutar e se readequar.
A importância de ter sonhos e objetivos
2. Tenha objetivos em mente – Defina objetivos para curto prazo, ou seja, quais metas você irá adotar em meio a essa situação. Primeiramente, podemos imaginar que você queira evitar ser contagiado pelo covid-19, proteger sua família, manter ou buscar meios de sobrevivência lícitos para sustentar a você e os seus entes, sem perder sua saúde física e emocional.
A partir daí, defina quais estratégias irá adotar para isso. Para se ter uma ideia, isso pode envolver até como adquirir um estoque de álcool gel para toda a família por um preço acessível. Depois, estabeleça suas metas já pensando em um mundo já com a pandemia controlada (a médio prazo) e de longo prazo. Porém, não esqueça de ser flexível, pois coisas inesperadas acontecem… Em 2019, muitas pessoas reclamavam do ano, que foi marcado por tragédias, e clamavam por 2020. Pois é, 2020 finalmente chegou e, alguns meses depois, veio à pandemia, que obrigaria todos a enormes mudanças de hábitos. Então, fique atento.
Definir prioridades melhora substancialmente seu desempenho
3. Priorize o que é mais importante de ser feito – Estabeleça o que de fato é importante para sua vida e de sua família. Com base nisso, concentre-se em “colocar a mão na massa” no que deve ser realizado em seu trabalho e na sua casa. Não “arraste” tarefas que são difíceis, mas importantes. Ao focar e dar conta de um trabalho árduo, você irá se sentir mais gratificado, pois colherá os frutos para atender seus objetivos realistas para o momento. Não queira abraçar o mundo neste momento. E aprenda a dizer não para as atividades que possam te desviar de seus objetivos. Tenha um equilíbrio, mas termine o mais importante o quanto antes.
Feche negócios bons para todos os envolvidos
4. Ganha X Ganha – Neste momento, não é possível contentar todos os seus próprios anseios e os daqueles que os cercam. Sendo assim, saiba negociar na base do ganha x ganha com você mesmo e com os que o cercam na família, no trabalho e em outros meios em que convive. Aprenda a negociar de uma forma sustentável, ou seja, você não ganhará tudo o que quer nem se esgotará para suprir às necessidades dos outros. Ou seja, você precisa, de uma vez por todas aprender a negociar de uma forma que fique razoável para as partes. Assim, você nem ninguém perde tudo; as partes envolvidas ganham de alguma forma. Crie um ambiente de cooperação ao seu redor.
Mais empatia, menos egoísmo
5. Comunicação Empática – A empatia é a qualidade de se colocar na pele dos outros. É fundamental ter um processo de comunicação com empatia. Para isso, aprenda a ouvir a situação e as necessidades dos outros, comunique-se de forma clara, sincera e benevolente (deixe o egoísmo fora) e aprenda a compreender. Assim, será possível chegar a um processo eficaz de comunicação, cooperação, entendimento e com resultados efetivos.
É tempo de cooperação, um dos hábitos das pessoas altamente eficazes
6. Sinergia – Sinergia quer dizer que o todo é mais do que a soma das suas partes. O hábito de sinergizar implica, portanto, na cooperação criativa e no trabalho em equipe. E isso se aplica ao mundo familiar, dos negócios, da comunidade. Assim, as pessoas que praticam a política do ganha x ganha e que escutam com empatia podem aproveitar suas diferenças para gerar ideias e opções que não existiam antes. Reunir várias perspectivas diferentes, com respeito mútuo, leva os participantes a se sentirem livres e motivados para procurarem a melhor alternativa possível. Com frequência, esse hábito leva as pessoas a identificarem propostas diferentes e melhores que as originais.
Quando as pessoas começam a interagir genuinamente e estão abertas à influência do outro, começam a ganhar uma nova visão. A capacidade de criar novas opções, de se readaptar às novas realidades cresce e muito por conta da exploração das diferentes ideias. Cooperação e confiança conduzem a um patamar mais sinérgico e efetivo.
A importância de aprender coisas novas e se reciclar
7. Autorrenovação – Neste campo, aqui você cuida de se aprimorar física, mental, social/emocional e espiritualmente, porque o maior patrimônio é, sem nenhuma dúvida, você mesmo! Um programa equilibrado de renovação nas quatro áreas de sua vida é fundamental, considerando as dimensões: física, mental, espiritual. Portanto, seja disciplinado e mantenha bons hábitos, incluindo exercícios físicos (nada de exageros para evitar riscos de ter de procurar um hospital), alimentação equilibrada e controle o estresse. Mantenha-se alinhado com seus valores morais e éticos e pratique a oração (independentemente da religião que professe), medite, ouça música, leia, faça artesanato, trabalho com produtos reciclados. Pratique a generosidade: doe alimentos, máscaras, álcool gel, roupas, trabalho voluntário. Mantenha sua mente ativa com a leitura, a escrita e o planejamento. Aproveite este tempo para estudar (pode ser por meio de e-books, vídeo aulas, tutoriais etc.); ouse desenvolver novas habilidades.
Os hábitos das pessoas altamente eficazes incluem a capacidade de saber se reinventar
8. Seja ousado e ouse se reinventar – caso você esteja insistindo em manter os mesmos padrões de antes da crise e esteja percebendo que está dando murro em ponta de faca, é hora de você pensar em alternativas. Seja criativo, pró-ativo, ouse fazer o que nunca fez (e estude para isso) e destemido.
Tenha foco e se concentre
9. Administre bem o seu tempo – se você tiver de encampar mais atividades para sobreviver em seu trabalho, faça-o; se precisar ter atividades para conseguir renda extra e, assim, pagar suas contas, vá em frente. Estes são tempos que demandam muito esforço. Então, organize-se e não perca seu foco com distrações. Faça o que precisa ser feito.
Um hábito de uma pessoa altamente eficaz é não deixar sua fé ser abalada
10. Tenha fé e seja otimista – Não aceite a derrota porque foi demitido; não perca seus objetivos de vista porque a situação está crítica. A fé e a esperança nos fortalecem para continuarmos lutando independentemente do que tenhamos no momento esteja longe de ser aquilo que sonhamos. Plante boas sementes. Faça o bem sem olhar a quem. Não murmure, não lamente, não desanime.
Respire fundo, trabalhe duro, tenha fé e muita gratidão. Desenvolva os 10 hábitos das pessoas altamente eficazes. E acredite que a tormenta vai passar sim e que, depois de tudo isso, devemos ter em vista todas as lições que aprendemos. Portanto, hábitos para sermos altamente eficazes são ferramentas essências para nos mantermos funcionais durante os dias mais difíceis que vivemos. E, depois que tudo melhorar, estes hábitos continuarão sendo preciosos para uma vida mais feliz e próspera.
Espero que tenha gostado desse artigo e que coloque em prática, de fato, esses hábitos.