Já pensou trabalhar com o que você ama? Que tal ter uma negócio de sucesso baseado no que você sabe fazer de melhor?
Pois saiba que uma das tendências em crescimento é a transformação de paixões pessoais em negócio de sucesso. O mercado está valorizando cada vez mais as empresas criadas por pessoas que possuem boas ideias e sabem o que fazem.
Há um ditado que diz que quem trabalha com o que ama encontra a verdadeira felicidade. Por isso listei 7 atitudes para você encontrar o seu caminho e iniciar um novo negócio de sucesso de acordo com sua vocação. Confira:
1 – Descubra o seu cliente ideal para o seu negócio de sucesso
Pense sempre no cliente. É ele quem irá fazer a sua ideia dar certo ou não. Descubra seu mercado-alvo, sua renda, dados demográficos, necessidades e preferências. Para isso faça uma pesquisa de mercado, converse com as pessoas ao seu redor, vá a eventos empresariais, palestras, leia livros, fale com outros empreendedores – ou seja, saia de casa e veja o que está acontecendo no mundo!
Com uma boa pesquisa você terá os dados necessários para saber qual valor pode oferecer ao seu cliente. Mais do que um negócio você deve criar uma proposta de venda exclusiva – algo que ninguém mais tenha, só você.
Eu sei, parece difícil, e realmente é. Mas no momento em que você compreender seu público você aprenderá também o que precisa fazer, qual caminho seguir e que tipo de investimento deverá desenvolver.
2 – Fale a mesma língua dos seus clientes
Ao entrar em contato com seus clientes faça disso um encontro amigável. Seja sincero, objetivo, honesto e jamais trate o cliente como mercadoria. Pessoas gostam de negociar com pessoas, não com robôs programados para bater metas de vendas.
Aprender a ouvir é fundamental. A maioria dos clientes só compra depois de criar um vínculo de confiança com o vendedor. Você será o porta-voz de seu negócio e jamais deverá se esquecer disso.
Um negócio de sucesso dependerá sempre de uma comunicação clara com os consumidores. Ouvir, aceitar críticas e jogar limpo são as regras de ouro para qualquer empreendedor.
3 – Não seja perfeccionista
Embora você deva ter algum tipo de experiência ou habilidades para oferecer, sempre há espaço para você aprender e crescer. Não espere começar um novo negócio só depois que souber tudo o que deveria. A verdade é que ninguém está 100% preparado para nada. Carreira, diplomas, dinheiro, conhecimento – nada disso garante o sucesso de ninguém.
A flexibilidade, coragem e foco valem bem mais que o perfeccionismo. Pessoas obcecadas pela perfeição lutam constantemente contra si mesmas e são incapazes de aprender com os próprios erros. Menos cobrança, mais ação.
4 – Um negócio de sucesso deve ser objetivo
Podemos ter afinidade com muitas coisas, mas nem todas elas são lucrativas. Quando falamos em monetizar paixões estamos pisando num terreno perigoso. Como saber se o que gostamos é realmente um bom negócio?
Uma boa técnica é analisando suas habilidades de forma totalmente objetiva. Liste suas áreas de interesse e pergunte-se:
- Quais atividades me dão mais prazer?
- Sobre quais atividades eu poderia falar por horas sem qualquer preparo prévio?
- As pessoas dizem que sou muito bom em quais áreas?
- No que eu me considero um especialista?
Baseando-se nos resultados você terá um pequeno mapa do seu estilo pessoal. Quanto mais próximo dos seus valores o seu negócio for, mais natural será o seu processo de criação.
De todo modo é importante lembrar que talento não é uma coisa nata. A prática e a aprendizagem são fundamentais para qualquer um.
Não se esqueça: é muito mais importante ser esforçado do que talentoso.
Falando em objetividade, confira 4 passos para desenvolver mais foco e atenção.
5 – Crie uma comunidade em torno da sua ideia
Comece convidando seus amigos e familiares e peça-lhes que tragam seus conhecidos. Teste seus produtos ou serviços dentro de um círculo confiável de pessoas. Não tenha medo de ouvir críticas, esta fase é feita para que você possa corrigir os erros iniciais.
Quando se sentir seguro, transforme sua empresa em algo bem maior que apenas um comércio. Apoie ações sociais, inspire-se em pessoas e empresas de valor e engaje seus clientes. Você pode começar com uma mídia social, uma página ou grupo do Facebook, um canal do YouTube, um fórum online ou mesmo um grupo comunitário local.
Quanto mais inspiradora for sua empresa, mais fiéis serão seus clientes e maior será o boca a boca.
6 – Pense grande, comece pequeno
Planeje seu negócio para crescer, mas não caia no erro comum de tentar começar dando passos grandes demais. Mais dinheiro, mais clientes e mais produtos são ideais para qualquer negócio, mas acredite, o melhor momento para começar é agora! Amanhã será outro dia, outro mercado, outro cenário e não lhe cabe prever quando será o melhor momento, mas fazer o seu melhor momento.
Faça uma lista das etapas lógicas que você precisa seguir para ir de onde está até onde deseja chegar. Em seguida, decida qual ação grande ou pequena você pode executar hoje. Dê um passo de cada vez, com segurança e calma. Errou? Continue. Acertou? Anote o que funciona e repita.
7 – Não tenha medo de contratar ajuda especializada
A incompetência relacionada à gestão financeira e suas áreas muitas vezes leva ao fracasso dos negócios. Não deixe o ego sabotar suas ideias. Pedir ajuda a quem entende do assunto certamente irá lhe fazer economizar um bom dinheiro e tempo.
Liste as áreas onde você não é tão bom assim e busque ajuda. Considere também consultar um especialista de tempos em tempos. Determine metas para a sua empresa e cada vez que cruzar um objetivo, ouça a opinião de um profissional. Desta forma você poderá mudar de rota ou investir nas áreas certas sempre que necessário.
Preparado para tirar as ideias do papel e iniciar o seu negócio de sucesso? Saiba que ofereço consultorias especializadas para empreendedores. Vamos trocar ideia? Mande um e-mail que terei prazer em ajudar.