Alexandre Garupo
quarta-feira, 29 junho, 2022
  • Home
  • Sobre
  • Artigos
  • Coach
  • Consultoria
  • Finanças
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Home
  • Sobre
  • Artigos
  • Coach
  • Consultoria
  • Finanças
  • Contato
No Result
View All Result
Alexandre Garupo
No Result
View All Result
Home Empreendedorismo

As principais tendências dos negócios para 2020

Alexandre Garupo by Alexandre Garupo
22 de julho de 2019
in Empreendedorismo
6 min read
0

2020 está logo ali. Se 2018 foi um ano de recuperação para as empresas brasileiras, 2019 se mostra como um ano de reinvenção comercial. Novas tendências e mercados surgiram, novos estilos de gestão foram aplicados e novas ideias se apresentam para o futuro.

Se você está pensando em empreender, é fundamental ficar atento às tendências comerciais para investir nos setores certos. Com a concorrência cada vez mais acirrada e clientes mais exigentes, qualquer erro na hora de mirar seus esforços pode ser fatal.

Baseando-me nos principais indicadores e pesquisas do mercado atual, selecionei 6 tendências empresariais que prometem vir com tudo em 2020. Elas lhe ajudarão a traçar um projeto de negócio mais sólido e com maior chance de êxito. Confira:

Mercado Mobile

Segundo a Criteo, o mercado de vendas online está crescendo rapidamente, especialmente no setor de mobile. Mais e mais clientes estão fazendo suas compras através de aplicativos no celular em busca de comodidade e rapidez. Portanto, para sua empresa ganhar mais destaque comercial e conquistar novos consumidores, investir no desenvolvimento de um app próprio será uma das principais tendências para 2020.

O mesmo relatório apontou um aumento de 22% no consumo através de aplicativos. Empresas como Amazon, Magazine Luiza, Natura e Netshoes investiram pesado em apps com interface otimizada. Neste cenário, a América Latina desponta como um dos melhores mercados para as vendas online via smartphone. Para se ter uma ideia, o Brasil possui atualmente mais de 230 milhões de celulares ativos. Quando falamos em smartphones, tablets e notebooks, a média é de 2 por habitante.

Isso indica um terreno promissor para empresas de todos os tipos. O importante é levar em conta a experiência do usuário. Apps com travamentos ou problemas de conexão e desenvolvimento costumam receber resenhas negativas, gerando para empresa um boca a boca ruim.

 

Clubes de assinatura

Se você está na casa dos 30 e poucos com certeza irá se lembrar do antigo Clube do Livro ou da Reader’s Digest, clubes de assinaturas de livros que fizeram sucesso nos anos 80 e 90. Esse modelo de vendas, quem diria, voltou com tudo.

Os clubes de assinatura movimentaram em apenas um ano mais de um bilhão de reais no Brasil. Até 2017 havia mais de 350 clubes em todo o país. A estimativa é que o mercado cresça cerca de 30% até 2020.

Há uma boa dose de saudosismo neste formato comercial, mas o curioso é que os jovens, que não viveram a moda das assinaturas, estão aderindo massivamente ao formato. O principal motivo é a comodidade e a sensação de receber, mensalmente, uma surpresa. Os clubes de assinatura destacam-se como uma excelente experiência de compras, capaz de valorizar produtos tidos como pouco rentáveis. Ao aderir a um clube de assinaturas, o consumidor é fidelizado com mais solidez e se torna divulgador natural da marca. Isso representa marketing espontâneo e maior proximidade com seu público-alvo.

O mercado brasileiro é líder de vendas por assinatura de livros, material educacional, produtos infantis, alimentos orgânicos e produtos gourmet, como vinhos, queijos e cervejas. Mas não há limites para a criatividade. Existem clubes de assinatura de meias, quadrinhos, perfumes e até ovos!

 

Economia compartilhada

Empresas como Airbnb e Uber popularizaram o conceito de economia compartilhada. Tanto que hoje a ideia se tornou ainda mais abrangente e flexível. A tendência para 2020 é que cada vez mais pessoas prefiram alugar em vez de comprar um determinado produto. Os especialistas apontam para uma transformação do produto em serviço. Já existem aluguel de ferramentas, powerbanks, bicicletas e patinetes.

Um estudo realizado pela consultora PwC apontou a economia compartilhada como parte do processo mundial de globalização na era digital. O movimento está ampliando o raio de atuação de acordo com o crescimento da internet. Ou seja, quanto mais popular a internet for, maior será o mercado para as empresas de economia compartilhada. Na atualidade, a previsão é que a internet se mantenha como canal relevante de informação por tempo indeterminado, o que confere ao referido mercado uma solidez sem igual.

O mercado da economia compartilhada está diretamente ligado ao sentimento de comunidade e sustentabilidade. Usuários de serviços compartilhados geralmente são pessoas preocupadas com o meio ambiente e que buscam uma vida mais consciente. Este também é um setor com forte apelo de impacto social. Ao usar um serviço de modo compartilhado o consumidor estará ajudando todo um ecossistema social, estimulando a economia local e se conectando a outras pessoas.

A rede social de troca de experiências Beliive é um dos exemplos mais premiados no mundo. A proposta é bastante simples: o usuário pode criar um perfil e se oferecer para aprender ou ensinar algo novo. A plataforma é ideal para quem busca parceiros para praticar idiomas, esportes ou também para quem deseja descobrir um novo talento. A rentabilidade da ideia, que é focada na troca sem transações comerciais, fica por conta do modelo para empresas, onde corporações podem iniciar comunidades e gerar engajamento.

Outra startup promissora no ramo é o Happy Moment. Através de um aplicativo bastante intuitivo o usuário pode compartilhar suas experiências em diferentes lugares como restaurantes, museus e parques. Mais do que uma rede social, a startup estimula o usuário a fazer análises honestas e a detalhar suas impressões sobre um lugar. Com isso é possível agendar um passeio com mais segurança, mandar mensagens pedindo mais informações ainda conhecer novas pessoas.

 

Omnichannel

Omnichannel, ou multicanal, é um conceito de vendas onde a empresa se comunica com o cliente através de diversos meios. Não há mais a barreira do virtual e do físico, do atendimento formal ou da conversa através de redes sociais. Neste modelo, a empresa busca atuar no máximo de veículos para estar junto ao seu consumidor a todo momento, oferecendo suporte, qualidade nos produtos e inovações.

A vantagem do omnichannel é que o empreendedor não precisa mais criar uma única estratégia de vendas, rígida e passível de problemas na hora da aplicação. Como o mercado está caminhando para o multicanal, as estratégias de venda podem ser testadas e ajustadas a todo momento. A ideia é uma atuação dinâmica, que acompanhe o ritmo do cliente.

A prática tem sido adotada com sucesso por diversas empresas. Um exemplo é a rede Ponto Frio, que oferece a opção de compra no site e retirada do produto na loja mais próxima, sem a cobrança de frete ao consumidor.

Outro exemplo de multicanal bem-sucedido é a startup de entregas Rappi. O aplicativo oferece a possibilidade do cliente pedir em casa qualquer produto, desde pratos de restaurantes até remédios ou artigos para casa. Desta forma, o usuário pode preferir usar um único app para pedir pizza, comprar flores ou um antigripal no lugar de ter um aplicativo para cada tipo de necessidade.

 

Segmentação de mercado

Em paralelo a empresas que vendem o maior número de produtos para todo tipo de consumidor, a segmentação de mercado surge como uma alternativa promissora. Os clientes valorizam cada vez mais as marcas que focam em apenas um produto ou tipo de serviço.

O investimento em empresas com público-alvo bem definido é um dos que mais cresce no país. A principal vantagem de criar um negócio direcionado a um consumidor específico é a chance de se adquirir excelência em seus serviços com mais precisão. Quanto mais focada for a empresa, mais energia será empregada num único setor. O cliente adquire uma experiência diferenciada e se sente consumindo um produto ou serviço especial, feito sob medida.

Mas é bom lembrar que este modelo possui seus riscos. Empresas muito segmentadas, como cervejarias, lojas de roupas para um público específico, prestadores de serviço ou criadores digitais, precisam inovar sempre. Diante de uma fatia limitada do mercado a chance de se tornar obsoleto é grande dada a enorme concorrência. Quanto menor o seu raio de ação, mais inventivo o seu negócio deve ser.

Um dos ramos com cada vez mais destaque é a alimentação. Restaurantes, bares e cafés especializados num único tipo de produto conquistam fãs e estabelecem um ótimo posicionamento de marca. Em Belo Horizonte fica um estabelecimento que serve de exemplo. A Pão de Queijaria é um café especializado em vários tipos de pão de queijo. A proposta pode ser aplicada a diversos temas, como hamburguerias, adegas, cafeterias e uma infinidade de empreendimentos.

 

Pensando em empreender? Saiba que uma boa consultoria poderá fazer toda diferença em seu planejamento estratégico. Vamos trocar ideia?

 

 

 

Previous Post

6 países incríveis e baratos para conhecer em 2019

Next Post

Pensar fora da caixa: um guia em 7 passos

Alexandre Garupo

Alexandre Garupo

Empreendedor, Coach Financeiro, Professional & Self Coach, Graduado em contabilidade, Pós-Graduado em controladoria, Pós-Graduado em contabilidade internacional e possuo MBA em gestão empresarial pela FIA-USP.

Next Post
Pensar fora da caixa: um guia em 7 passos

Pensar fora da caixa: um guia em 7 passos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Página Facebook

Alexandre Gomes Garupo

Tags

Atenção Ações Bitcoin Cashback CDB Coaching Compras Comércio Conta Azul Contabilidade covid-19 Criptomoedas Crédito Dicas Dinheiro Economia Educação Financeira Empreendedorismo Empresas Eventos FII Finanças Foco Fundos Imobiliários Gestão Imóveis investimento Investimentos Investir Metas Mindset Financeiro Mochilão Negócios pandemia Passagens aéreas Praga Produtividade renda fixa Republica Tcheca Sucesso Travel Trip de mochila Viagem Viajar Vida financeira

Mais Lidos

8 dicas para economizar no final de semana

8 dicas para economizar no final de semana

22 de julho de 2019
9 dicas para começar a investir

9 dicas e os primeiros passos para começar a investir

3 de março de 2021
Método Sprint: como usar a ferramenta criativa da Google

Método Sprint: como usar a ferramenta criativa da Google

19 de fevereiro de 2020
Como investir apenas 500 reais

Sobrou dinheiro? Saiba como investir a partir de 500 reais

16 de setembro de 2019

Newslatter

Seguir

  • Voc   sabe aonde quer chegar           A pouco falamos sobre motiva    o  h  bitos  pensamentos e a    es positivas    Agora te trago outra reflex  o  O que voc   est   fazendo para alcan  ar seus objetivos      J   estamos no meio da semana  Como foi o seu planejamento  e foco para mant  -lo  Quais atitudes voc   est   tomando para chegar aonde quer chegar      Se ainda n  o conseguiu se organizar  n  o desanime  Comece agora  hoje  amanh    Sempre h   tempo para recome  ar           AlexandreGarupo  Foco  Meta  MetaDoDia  Objetivos  Motiva  ao  Habitos  Reflexao  Planejamento  Recome  o  Recome  ar  Organiza  ao  Empreender  Empreendedorismo  Finan  as
  • SEGUNDA-FEIRA           Pra mim toda segunda-feira d   a chance de um novo recome  o        E uma dica valiosa para podermos recome  ar     cultivar os pensamentos positivos      Porque o pensamento cria  o desejo atrai e a f   realiza          Desejo a voc   uma semana repleta de foco  boas energias  sonhos  e principalmente atitude para torn  -los em a    es positivas                AlexandreGarupo  BoaSemana  InicioDeSemana  SaoPaulo  EstiloDeVida  Pensamento  Dica  A  oesPositivas  Recome  ar  Recome  o  Foco  PensarPositivo  Positividade  Sonhos  Atitude
  •      Voc   sabe quanto precisa vender por m  s para ter lucro nos neg  cios      O ponto de equil  brio  ou break-even point     um   ndice muito simples e f  cil de calcular  que informa ao empres  rio o faturamento m  nimo necess  rio para cobrir todos os gastos do neg  cio em um determinado per  odo      Saber essas informa    es    essencial para voc   como empreender e gestor do seu neg  cio  Caso contr  rio  voc   pode estar gastando mais do que vendendo  o que levar   a um grande preju  zo      O planejamento financeiro    fundamental para permanecer em crescimento constante e para garantir a sa  de do neg  cio  Ter um profissional especialista para te auxiliar    o diferencial para sair na frente da concorr  ncia            AlexandreGarupo  Negocios  Empresas  EmpresaDeSucesso  Venda  PontoDeEquilibrio  ConsultoriaContabil  ConsultorFinanceiro  Finan  as  BreakEvenPoint  Lucro  Lucrar  PlanejamentoFinanceiro  Concorrencia  Diferencial
  • Quantas coisas voc   gostaria de realizar  mas sempre deixa para depois      Aproveite o agora para fazer as coisas acontecerem  Um dia  ir   olhar para tr  s e agradecer por hoje  ter tomado uma atitude e se permitido ir al  m            AlexandreGarupo  Frase  FraseDoDia  Comece  ComeceHoje  Oportunidades  Chance  SemPregui  a  Frases  Motiva  ao  Motivar  PrimeiroPasso  Negocios  Business  Empreendedor
  •      Paix  o    a palavra      Steve Jobs e Warren Buffet n  o tinham nada  mas ao mesmo tempo eles tinham algo em comum  a paix  o por aquilo que acreditavam ser a maior ideia      Com esse pensamento  tenha em mente que voc   deve ser apaixonado pelo seu projeto  que ele sempre te deixe envolvido e animado quando voc   o exp  e para algu  m ou quando simplesmente o desenvolve em sua mente      Tendo esse sentimento pelo seu ideal  chegou o momento de voc   come  ar a torn  -lo    real     ou seja  come  ar a trabalhar nele para que seja algo de sucesso      Se voc   se sente inseguro sobre come  ar a empreender  se liga nessas dicas que elas s  o para voc        N  o esquece de salvar esse post para consultar de novo            AlexandreGarupo  Empreender  Paixao  Empreendedorismo  Carreira  Negocios  Empresa  NovosNegocios  AbrirEmpresa  Empreendedora  Qualidade  Objetivo  PesquisaDeMercado  Come  arDoZero  Projeto
  • Quando se fala em empreendedorismo  a primeira coisa que muitas pessoa pensam     significa que preciso abrir um neg  cio pr  prio      Se engana quem acha que empreender se resume a isso           Empreender    ter a capacidade de assumir posturas e atitudes assertivas  fazer escolhas e tomar decis  es visando o futuro     ter proatividade e ir al  m em busca de resultados           Ser empreendedor est   ligado    vis  o de mundo     cria    o de ideias inovadoras e um comportamento de lideran  a e criatividade no qual identificam-se oportunidades de neg  cios      Voc   pode ser empreendedor especialmente em sua vida pessoal  pela capacidade de resolver problemas  de se automotivar  e de saber planejar as suas a    es de acordo com suas metas e objetivos  Essas caracter  sticas e habilidades certamente te favorecem em um projeto de neg  cio  mas n  o necessariamente voc   precisa come  ar um      E a    voc      um EMPREENDEDOR           Comenta aqui               AlexandreGarupo  EmpreenderSP  Empresario  Empresarios  Empresa  Empresas  Negocio  Carreira  EmpreendedorDeSucesso  CNPJ  VidaEmpreendedora  Motivacional  NegocioProprio  Atitudes  Escolhas  SaoPaulo  Visao  Proatividade  Resultados  Criatividade  Inova  ao  ideias  IdeasInovadoras  EmpreenderSempre  Planejamento  Planejar  VidaPessoal  Finan  asPessoais  Finan  asCorporativas  AutoMotiva  ao
  • Voc   j   ouviu falar de Mapa Mental           Mapa mental  ou mapa da mente     uma t  cnica que consiste em uma esp  cie de diagrama que une palavras e imagens     um   timo m  todo para aqueles que querem gerenciar informa    es e conhecimentos  sejam de ideias para projetos  materiais de ensino e estudo  conte  dos de livros  finan  as  entre outros           Uma dica de aplicativo  que eu uso e recomendo  para montar o seu mapa  SimpleMind  para PC e celular          Separe o que voc   precisa para cada a    o e assim v   tra  ando o seu mapa mental           Com o seu mapa pronto  voc   poder   organizar todo um passo a passo pra n  o se esquecer de nada  Voc   ir   conseguir expressar ideias l  gica e visualmente  sendo mais f  cil de entender e aplicar a    es      E voc    tamb  m faz uso de mapas mentais para organizar suas ideias           Marca aqui nos coment  rios um amigo que precisa saber disso            AlexandreGarupo  MapaMental  MapasMentais  OrganizarIdeias  Organiza  ao  Ideia  Ideias  Aplicativo  Dicas  A  oes  Resultado  Metodo  Projetos  Tecnica  TecnicaDeSucesso  Informa  oes  GestaoDeTarefas  Gestao  MapeamentoMental  Finan  as  Consultor  Consultoria  GestaoFacilitada  GerenciamentoDeTarefas  Garupo  Dica  Metodologia  Equipe  Alternativas  Financeiro
Facebook Instagram LinkedIn Youtube Twitter

Consultoria financeira, BPO Financeiro, Treinamentos, Consultoria de Investimentos.

Categoriais

  • Automação comercial
  • Banco Digital
  • Coaching
  • Consultoria
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Finanças
  • Finanças Pessoais
  • Fundos Imobiliários
  • Home office
  • Imóveis
  • Imposto de Renda
  • Investimentos
  • Livros
  • Produtividade
  • Renda Extra
  • Sucesso
  • Uncategorized
  • Vendas
  • Viagens

Newsletter

Alexandre Garupo 2021 - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Home
  • Sobre
  • Artigos
  • Coach
  • Consultoria
  • Finanças
  • Contato

Alexandre Garupo 2021 - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
  • Total13
Share via
  • SHARE
  • Like
  • TWEET
  • PIN
  • SHARE
  • Digg
  • Del
  • Tumblr
  • VKontakte
  • Print
  • Email
  • Flattr
  • Reddit
  • Buffer
  • Love This
  • Weibo
  • Save
  • Xing
  • Odnoklassniki
  • WhatsApp
  • Meneame
  • Blogger
  • Amazon
  • Yahoo Mail
  • Gmail
  • AOL
  • Newsvine
  • HackerNews
  • Evernote
  • MySpace
  • Mail.ru
  • Viadeo
  • Line
  • Flipboard
  • Comments
  • Yummly
  • SMS
  • Viber
  • Telegram
  • JOIN
  • Skype
  • Facebook Messenger
  • Kakao
  • LiveJournal
  • Yammer
  • Edgar
  • Fintel
  • Mix
  • Instapaper
  • Copy Link
Send this to a friend