Com a pandemia de Covid-19 muitas pessoas se viram, da noite para o dia, obrigadas a criar uma rotina de trabalho em casa – o famoso home office.
Visando manter a saúde de seus funcionários, muitas empresas ofereceram a possibilidade de que seus colaboradores possam realizar suas funções sem sair de casa. Mas como gerenciar as tarefas da vida pessoal com os afazeres do trabalho?
Pois saiba que sim, dá para manter a produtividade em dia sem comprometer sua qualidade de vida. Acompanhe o texto e confira as principais dicas para trabalhar em casa sem estresse:
Selecione o lugar perfeito para o seu home office
O principal problema para quem precisa trabalhar em casa é encontrar o cantinho ideal para se concentrar sem distrações. O ambiente onde sua mesa de trabalho deverá estar posicionada é fundamental para o bom rendimento do seu trabalho.
Evite ambientes barulhentos ou com muito fluxo de pessoas. Uma dica simples é: evite sentar-se de costas para a porta. A possibilidade de alguém entrar e que você seja interrompido irá criar uma tensão constante e sua concentração irá para o espaço.
Prefira um local calmo, arejado, com espaço para seus apetrechos como computador, livros, cadernos, telefone. É importante também otimizar o seu campo de trabalho. Utilize a parede para criar um quadro de tarefas, ou divida suas gavetas em função da utilidade dos itens (uma gaveta para documentos, outra para materiais de escritório).
A cadeira também precisa ser confortável, afinal, ninguém consegue se manter concentrado muito tempo se estiver sentado de modo pouco agradável.
Se preferir mantenha uma música ambiente, uma boa e velha garrafa de café, mas evite som alto, TV ligada ou qualquer tipo de distração. Quanto trabalhamos em casa a concentração se torna um elemento valioso.
Crie horários rigorosos
Se na empresa você entra às 8, então sente-se diante de seu computador em casa no mesmo horário. Isso facilita a adaptação de mudança de ambiente e evita a procrastinação. Quanto mais rigoroso for o seu horário, mais fácil será gerenciar sua rotina em casa.
Quando trabalhamos em modelo de home office é natural que surjam mais interrupções que o esperado. Para contornar esse problema, crie pausas de hora em hora, ou divida seu turno de trabalho em dois ou mais blocos.
Outra dica importante: não faça nada durante o seu horário de trabalho que você não faria se estivesse na empresa. É importante não confundir a liberdade de trabalhar em casa com a falta de disciplina. Especialistas em trabalho remoto recomendam que as refeições sejam feitas sempre em outros ambientes, longe do seu home office.
Mantenha uma comunicação impecável com a sua empresa
Quando estamos trabalhando em nosso local habitual de trabalho o nosso empregador não precisa conferir a todo momento o que fazemos. Se estamos ali é sinal de que estamos presentes e empenhados em nossas funções. Isso não acontece no home office.
A distância entre empregador e empregado precisa ser amenizada com ferramentas de comunicação de excelente qualidade. Informe cada passo do seu trabalho, tranquilize sua equipe quanto as suas tarefas e jamais se isole achando que ninguém está prestando a atenção em você.
A primeira ferramenta de comunicação é o e-mail. Envie pelo menos um relatório diário de como andam os seus projetos. Se a empresa for aberta a esse estilo, apps de mensagens e grupos virtuais também são uma ótima maneira de manter o papo em dia.
Recomendo ainda que sua equipe avalie a possibilidade de usar algumas ferramentas exclusivas para trabalhos remotos. As melhores são:
Defina seus limites
Temos uma tendência em acreditar que o trabalho via home office é mais fácil do que o trabalho convencional. Isso não é verdade. As tarefas feitas em casa possuem a problemática do gerenciamento do tempo.
Muitas vezes acabamos trabalhando mais em casa do que em nossa mesa na empresa. Isso acontece porque e-mails nem sempre têm hora para chegar, ou mensagens que acabam pedindo uma resposta imediata.
O primeiro passo é saber diferenciar o que é ou não urgente (já falei sobre uma poderosa ferramenta de gestão de tempo aqui). Lembre-se: se tudo é urgente, nada é urgente. Resolva suas tarefas de acordo com a relevância e não crie correrias desnecessárias.
Uma outra dica valiosa é sempre vestir uma roupa específica para trabalhar. Não caia no conto de fadas de trabalhar em casa de pijamas e pantufas. Vestir-se para o trabalho é uma forma eficaz de potencializar sua concentração.
Cuide de sua saúde
Trabalhar em casa pode estimular hábitos pouco saudáveis como ficar sentado em excesso ou comer alimentos pobres em nutrientes.
A permanência por longas horas sentado pode causar graves problemas circulatórios, além de estimular o sedentarismo. Já a má alimentação, nem preciso dizer, é uma péssima ideia, não importa onde você trabalhe.
A primeira coisa é criar uma rotina de pausas. Se puder, tire parte do seu dia para caminhar no seu quarteirão, por exemplo. Faça sempre lanches leves e evite beliscar entre uma pausa e outra. Crie horários definidos para suas refeições.
O que achou das dicas? Preparado para adaptar sua rotina ao home office? Deixe suas ideias nos comentários.