Com a retomada da economia, milhares de empreendedores estão buscando o seu lugar ao sol. Não importa se você já é dono do seu negócio ou se suas ideias ainda estão no rascunho. Cedo ou tarde você terá que lidar com uma difícil questão:
Ficar onde está e possivelmente fechar as portas, ou arriscar-se em direção do crescimento?
A regra é simples: empresas que não inovam acabam sendo ultrapassadas por outras mais arrojadas. Os exemplos são inúmeros. Kodak, Blockbuster e Nokia já foram donas absolutas de seus mercados e hoje fazem parte do museu das empresas que não se transformaram digitalmente.
Hoje vamos falar dos passos para a mudança empresarial na era do acesso digital. São pelo menos 5 etapas para que sua empresa inove e ganhe destaque. Acompanhe:
1 – Aprenda a pivotar suas ideias
No mundo das startups o verbo pivotar significa mudar os rumos de uma empresa ou testar novas estratégias para que o negócio saia de sua zona de conforto.
Um exemplo: uma empresa com uma base sólida de clientes pode perceber que, após um certo tempo de atuação, os lucros entram numa zona de estagnação. Um ponto na balança de ganhos onde não há prejuízo, mas não há crescimento.
Esse comportamento é muito comum em diferentes setores. Uma empresa estagnada faz o caixa necessário para se manter confortável, e mesmo que não esteja no vermelho, ela também não irá ampliar seu mercado. Pode ser estável por um tempo, mas não é um modelo que dura para sempre.
É por isso que grandes empresas de tecnologia consideram a zona de inércia pior que o fracasso.
Outra questão importante: pivotar não significa sempre jogar tudo para o alto e começar do zero. A maioria das empresas possuem traços positivos de gestão que precisam ser aprimorados, não descartados. Na hora de criar um plano de pivotagem considere sempre o modelo de análise SWOT. Veja abaixo:
Pontos positivos: o que sua empresa tem de bom e que merece ser valorizado? Seja honesto e não tenha vergonha de destacar o que você faz bem.
Pontos negativos: liste as fraquezas de sua empresa de maneira objetiva e simples. Cada problema deverá ser analisado com frieza. O que causou esse erro? É um problema estrutural ou pontual? O seu time de colaboradores está preparado para lhe ajudar a mudar esse cenário?
Oportunidades: onde sua empresa poderia chegar e ainda não o fez? O seu mercado está em crescimento ou encontra-se em retração? Essa é a hora de olhar para fora dos limites de sua empresa e compreender o mundo onde ela está. Se o mercado não for amigável, considere sempre a possibilidade de mudar de área e iniciar um novo modelo de negócios.
Perigos: toda oportunidade traz consigo um risco. Quanto maior for o salto no mercado, maiores serão os riscos envolvidos. Uma empresa qualificada não teme os riscos, mas aprende a respeitá-los e a contorná-los com perícia e segurança.
2 – Aprenda a medir os resultados de sua empresa
Para quem não possui um objetivo, nenhum mapa serve. Não adianta traçar planos, mudanças e melhorias se você não tiver uma meta clara a atingir. O que você deseja com sua empresa? A maioria dos empresários diz “eu quero crescer” – mas crescer quanto? Para onde? Até que ponto?
Definir metas de crescimento pode ser mais difícil do que parece. Primeiro porque quando falamos em aumentar os lucros parece não há limites – e não é bem assim.
Empresas como Apple, Microsoft e Airbnb possuem planos de crescimento alicerçados em dados reais e não em projeções pessoais ou devaneios. Se a economia cresce menos, se a inflação sobe, se o consumo cai ou se a bolsa oscila – tudo isso influencia nos limites de crescimento do seu negócio.
Cada empresa deve encontrar a sua razão de crescimento plausível. Para começar, você poderá estabelecer um panorama pé no chão. “Quero que minha empresa aumente o faturamento em 10% em 10 meses” ou “Quero aumentar o pós-venda de minha empresa em 15% em 5 meses”.
O importante é demarcar um caminho que seja atingível e não um desejo sem relação com o ritmo de vendas do seu setor.
3 – Livre-se dos processos analógicos
Não pode haver uma transformação digital numa empresa se ela não aplicar, de fato, processos digitais em sua gestão.
Quando falamos do cenário brasileiro, ainda é preciso seguir uma série de procedimentos que dependem de papel e caneta. Por outro lado, temos cada vez mais ferramentas administrativas de excelente qualidade, capazes de auxiliar o empresário em suas decisões cotidianas.
Confira alguns passos para reduzir o impacto dos processos analógicos:
- Digitalização de documentos: vale a pena conversar com um contador experiente e saber o que é obrigatório manter em cópias impressas e o que pode ser digitalizado. Certos comprovantes de pagamento, por exemplo, podem ser arquivados em suas cópias digitais.
- Certificado digital: diversos trâmites legais já podem ser autenticados via certificação digital. É possível ainda assinar documentos de modo online, reduzindo o tempo de impressão e manuseio e garantindo maior economia.
- Sistemas de automação: os conhecidos ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos recursos da empresa) são ferramentas poderosas para agilizar os processos – desde a gestão de fluxo de caixa quanto estoques, fornecedores e cadastro de clientes. O ideal é contar com uma consultoria especializada para a escolha do melhor sistema.
- CRM: Customer relationship management, ou Gerenciamento de relacionamento com o cliente, é a combinação de abordagem de gestão e investimento tecnológico que visam otimizar todo o contato com o consumidor – do pré ao pós-venda. O ideal é que sua empresa tenha um sistema robusto e que possua treinamento para estabelecer a melhor estratégia.
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4 – Marque presença online
Sua empresa pode oferecer os melhores produtos e serviços, mas se ela não estiver diante do consumidor digital, é como se ela não existisse.
O marketing, assim como todos os setores do meio empresarial, também foi transformado pela era da informação, na qual vivemos. Conhecido como marketing digital, ou marketing 4.0, ele é a combinação de criação de valor e alto conhecimento do mercado no qual sua empresa atua.
Para criar um plano de marketing 4.0, o primeiro passo é selecionar os canais onde sua empresa irá firmar presença. O passo seguinte é compreender as necessidades do seu público-alvo e desenvolver conteúdo de valor. Ao contrário do marketing tradicional, o modelo 4.0 não busca apenas vender produtos, mas oferecer soluções e construir autoridade.
5 – Invista em terceirização
O BPO (Business Process Outsourcing), ou terceirização de processos de negócio, é uma forma eficiente de fazer sua empresa crescer com mais segurança dentro de um ambiente de constante transformação.
Trata-se da contratação de um serviço de gestão terceirizado, como por exemplo: a terceirização do contas a pagar e/ou a receber, com o intuito de otimizar os processos de sua empresa, contando com a expertise de uma empresa especializada no assunto.
Agora, você deve estar se perguntando: por que terceirizar a gestão da minha empresa, sendo que eu mesmo devo cuidar disso?
Eis um dos maiores problemas de empresas que não crescem ou estão no vermelho: acreditar que a gestão empresarial é algo fixo e que sempre deverá estar sob o comando da gerência.
Na prática, empresas de sucesso possuem um modelo coerente de gestão, sem oscilações ou decisões fora da curva. Isso permite que um serviço terceirizado passe a tratar, por exemplo, a parte financeira e contábil de um negócio de modo muito mais impessoal (não há conflito de interesses), qualitativo (afinal, são empresas especializadas nisso) e eficiente (trata-se de um serviço padronizado).
Terceirizar alguns setores de sua empresa não quer dizer abrir mão da gestão do seu negócio. Quer dizer usar mão de obra especializada e de alta performance para o sucesso de seu empreendimento.
Concluindo
A transformação digital não é para amanhã. Ela já está acontecendo, aqui e agora. Quando selecionamos as maiores e mais bem-sucedidas empresas da atualidade, percebemos que a maioria é de nomes que usam a tecnologia e a inovação como motor de crescimento.
Com as dicas que vimos aqui o seu negócio irá dar os primeiros passos por um mundo de oportunidades e desafios. Se precisar de consultoria especializada, basta agendar um call. Se sua empresa estiver pronta para o crescimento exponencial, conte com a minha expertise para uma tomada de decisões mais assertiva e segura.