Nos dias 6, 7 e 8 de novembro participei do RD Summit 2019 realizado em Florianópolis. O evento é um dos maiores do mundo sobre as novas tendências do marketing digital e ferramentas para aumentar a performance das empresas.
Tudo no RD Summit é gigante. Estima-se que mais de 12 mil pessoas participaram das rodas de debates. Ao todo foram 120 palestrantes, incluindo alguns dos maiores nomes da inovação tecnológica e do setor de vendas do Brasil e do mundo.
Mais do que um grande evento, o RD Summit é um excelente Hub de inovação, lugar ideal para fechar parcerias e aprender na prática como criar negócios lucrativos e apaixonantes. Se você gosta do que faz e deseja abrir novos caminhos para a sua empresa, fique de olho na agenda e reserve seu lugar para a edição 2020.
Novas tendências para o mundo empresarial
A importância do cliente dentro do ecossistema das empresas
Laryssa D’Alama, reconhecida como Top 100 CS strategists of 2018, abriu o debate sobre o protagonismo do cliente dentro do cenário empresarial. Nos acostumamos a dizer que o cliente tem sempre razão e as tendências mostram algo além disso: o cliente agora participa do processo ativo de criação das empresas.
Co-criação é uma das palavras-chave para 2020, ano em que se estima uma expansão significativa das empresas de serviços centradas no “customer success”, ou seja, o sucesso do cliente é o sucesso da sua empresa.
A importância do LinkedIn
Outro debate que pude participar foi a sessão com Cristiano Santos, especializado em estratégia de LinkedIn para potencializar os resultados das empresas. Essa abordagem inclui as novas tendências para a rede social centralizada em relações empresariais.
Na contramão da alta popularidade de canais como Facebook e Instagram, o LinkedIn tem se mostrado um terreno promissor para novas mídias. Menos movimentado e mais seletivo, a rede tem vem se tornando num canal cada vez mais confiável e lucrativo para as empresas em busca de inovação de verdade.
O poder do Instagram
Segundo Camila Renaux, o Instagram não perderá o posto de rede social número um para o lançamento de tendências t]ao cedo. Atualmente o canal é o principal veículo para que as marcas possam apresentar seus produtos ao grande público.
Uma das tendências relacionadas ao Instagram é a produção de vídeos longos e a combinação de informação de qualidade com marketing espontâneo. Cada vez mais os usuários buscam por marcas e conceitos verdadeiros. A originalidade é o segredo para o engajamento.
O fim da era dos likes
Edney Sousa, diretor acadêmico na Digital House Brasil e professor de Marketing Digital na ESPM, liderou o debate sobre o fim dos likes em redes sociais como o Instagram. Ele ressaltou a importância das marcas se posicionarem em outros nichos, especialmente no setor da “internet das coisas”.
A chegada de dispositivos inteligentes da Amazon ao Brasil abre uma nova etapa na corrida pela atenção do consumidor. Os assistentes de voz da Apple, Samsung e Microsoft também deram passos importantes na direção da inteligência artificial. Ou seja, as empresas que quiserem continuar relevantes deverão falar a nova linguagem do mercado.
Mercado B2B
A canadense April Dunford encerrou o ciclo de palestras com chave de ouro. Ela possui mais de 25 anos de experiência como gestora e criadora de projetos de destaque. Já atuou em 7 startups de tecnologia de sucesso e 3 gigantes tecnológicas globais.
Sua visão inclui a importância do setor B2B e sobre como as empresas podem criar novos modelos de parcerias para otimizar suas vendas.
As vendas entre empresas seguirão a tendência da automação e do maior cuidado com a relação com o cliente. Processos de co-criação e técnicas de teste de produtos ainda se mostram relevantes.
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